Considerado um conjunto de técnicas por uns ou mesmo uma ciência por outros, o ato de trabalhar o corpo terapeuticamente através do toque é, também, uma arte!

Tão antiga quanto a história que conhecemos oficialmente sobre a Terra, a massagem surgiu com a necessidade de redução de sintomas de dor, de Frio ou Calor, de Excesso ou Vazio. Desde sempre que existe o mesmo instinto de massajar, segurar ou friccionar quando há uma dor, lesão ou desconforto.

Automassagem Do-In

Há alguns milénios atrás já era comum os médicos incentivarem os seus pacientes a fazerem automassagem para ajudar e suportar o seu processo de cura.

Esta técnica é uma auto-exploração, essencialmente, através da pressão digital e palmar (dedos e palma da mão).

Duração: varia consoante o comprometimento que a pessoa tem com o tratamento e o seu processo de cura e do diagnóstico elaborado, fundado na observação, palpação e questionário.

 

Massagem de Relaxamento

A Massagem de Relaxamento é uma massagem que não necessita de um diagnóstico extenso e é das massagens mais procuradas no mundo ocidental pois está culturalmente associada ao alívio do stress e ansiedade diários.

Duração: 45 a 60 minutos

Intensidade: média

Uso de óleo de massagem

Reflexoterapia

Através do estudo das áreas reflexas e das suas funções mediante estados patológicos (reflexologia), a Reflexoterapia é uma massagem com estímulos intensos e profundos em áreas específicas do corpo.

As áreas do corpo principais (Microcosmo) que representam o corpo inteiro (Macrocosmo) são: orelhas, pés, mãos, face, crânio, costas.

 

Duração: 20 a 40 minutos

Intensidade: forte

Uso de óleo de massagem

 

Shiatsu

 

Este tipo de massagem tem origem no Japão e deriva dos Fundamentos Filosóficos chineses. “Shi” significa dedo, “atsu” significa pressão. No tratamento, a pressão é aplicada essencialmente com os dedos, palmas da mão e cotovelos sobre determinados pontos do corpo e é uma massagem que não necessita de uso de óleos.

Com os tratamentos de Shiatsu o paciente pode ver em si corrigidas irregularidades, mantém e melhora a saúde, contribui para o alívio de diversas efermidades e ativa a capadidade de auto-cura do organismo.

Esta técnica da medicina ancestral japonesa, como todas as medicinas holísticas, são bastante eficazes quando usadas como método preventivo sendo que não deve ser vista apenas como uma forma de cura para quando estamos doentes.

 

Duração: 30 a 70 minutos

Intensidade: forte

Tui-Na

 

Desde há mais de 5000 anos que xamãs, monjes, médicos de classe imperial e até os médicos “pé-descalço” têm vindo a compilar informação sobre o Ser Humano e o seu funcionamento energético.

Conhecido há 2000 anos por Anmo, o Tui-na é hoje uma das técnicas de massagem terapêutica mais exploradas pois é uma das cinco especialidades do sistema da Medicina Tradicional Chinesa.

Para um correto tratamento é primordial um profundo diagnóstico e, se necessário, deve ser complementado com fitoterapia chinesa, acupunctura, correções alimentares (dietética chinesa) e/ou exercício físico.

Duração: 30 a 70 minutos

Intensidade: forte

 

Notas:

As informações deste blog devem-se aos meus estudos, conhecimentos, crenças e experiência pessoal pelo o que não devem ser vistas nem usadas para diagnósticos e/ou avaliações de problemas de saúde.

Os métodos e terapias que partilho aqui não substituem os cuidados nem os diagnósticos médicos alopatas.